O Conselho para a Globalização reuniu no dia 10 de Novembro em Sintra. Foi criado sob o patrocínio do Presidente da República no âmbito da COTEC-Portugal. Cerca de duas dezenas de líderes de empresas mundiais, provenientes de doze países - da Europa, de África, da América do Norte e do Sul, do Médio Oriente e da Ásia -, em conjunto com outros tantos representantes de empresas portuguesas com ambição global, reuniram-se para debater os desafios da globalização.
"Num mundo em mudança acelerada, em que as economias estão cada vez mais integradas e o conhecimento é o factor chave do sucesso, é do maior interesse reflectir sobre a forma de promover uma globalização que abra espaço à participação de todos os países, ou seja, uma globalização plural. É este o tema desta primeira reunião do Conselho para a Globalização.
A globalização deve ser plural, facilitando o trabalho em conjunto, numa lógica de interdependência e num jogo de complementaridades e de concorrência justa, por forma a que o vencedor do processo seja a humanidade como um todo.
Nos dias de hoje, o desafio para as empresas é Pensar Global e Agir Global. Por outras palavras: fornecer produtos e serviços globais, concebidos por talentos globais, baseados em conhecimentos globais, para mercados globais".
Aníbal Cavaco Silva, Presidente da Repúbica Portuguesa