Conselho para a Globalização 2012
Patrocinado pelo Presidente da República, o Conselho para a Globalização é uma iniciativa da COTEC Portugal que reúne líderes de empresas multinacionais de todo o mundo com o objectivo de reflectirem sobre o impacto da globalização.
Esta iniciativa teve igualmente o apoio e a presença em todas as edições do Presidente da Comissão Europeia, Dr. Durão Barroso, assim como a presença regular do Primeiro-Ministro de Portugal e de outros membros do Governo.
O Conselho para a Globalização é, assim, um fórum informal que, desde 2006, junta personalidades do meio empresarial e político num espaço de reflexão sobre a dinâmica da globalização e seus efeitos na competitividade das economias, permitindo contribuir para uma maior visibilidade exterior da economia portuguesa e das ligações entre dirigentes nacionais e estrangeiros.
A edição de 2012 irá contar com portugueses da Diáspora que ocupam lugares de destaque nas empresas onde colaboram. Os participantes são convidados a reflectir sobre a arquitectura e a dinâmica de uma rede empresarial da Diáspora: trata-se de identificar os objectivos que se podem e devem esperar, os âmbitos que devem ser cobertos, o perfil dos que a ela estarão associados, as suas valências, os contributos que podem ser esperados, a organização da interacção entre as estruturas institucionais oficiais e a forma como poderão contribuir com novas perspectivas para o desenvolvimento de Portugal.
Pretende-se assim conhecer como cada participante articula as necessidades do País com a sua própria experiência e competências profissionais, network de relações e ideias para a dinamização da internacionalização do país e, em última análise, para assegurar o relançamento da economia portuguesa.
Encontram-se confirmadas as participações de mais de duas dezenas de personalidades oriundas de sectores como a Banca, Telecomunicações e tecnologias de informação, Automóvel, Bens de consumo, Energia e Química. Do espaço económico da Lusofonia estão também confirmadas participações de gestores de topo oriundas do Brasil e de Angola. Ao nível político contamos, à semelhança de anos anteriores, com a participação do Presidente da Comissão Europeia, assim como com a representação ao mais alto nível do Governo de Portugal.